Práticas Integrativas para se cuidar da saúde





Boa saúde nunca foi questão de sorte. Com isso, você mesmo pode assumir o controle da situação e fazer com que isso aconteça.
Quando se trata da nossa saúde, as estatísticas que vemos sobre isso falam por si só. Anualmente, muitas pessoas recebem diagnósticos com problemas sérios de saúde (obesidade, diabetes, pressão alta, doenças do coração, etc.). Apesar da grande tendência, você pode diminuir os riscos de adquirir esses problemas e pensar mais em sua saúde, fazendo as modificações necessárias.
Abaixo, você pode conferir algumas práticas alternativas para você cuidar da sua saúde.

Medicina Antroposófica

A Medicina Antroposófica é considerada uma extensão da formação no curso de medicina. Ela é caracterizada pela busca da compreensão e do tratamento do ser humano, considerando sua relação com a natureza, sua individualidade e sua vida emocional.
As primeiras perguntas que surgem quando é visto que alguém está fazendo um tratamento antroposófico são: o que é um medicamento antroposófico e quais as diferenças em relação aos outros tipos de medicamentos.
Os medicamentos são produtos naturais, ou seja, são obtidos por substancias minerais, vegetais ou animais. Ou seja, não há medicamentos sintéticos, mas pode recorrer a estes, caso seja necessário. Contudo, é isso que marca a diferença dos medicamentos antroposóficos dos mais comuns.

Homeopatia
A homeopatia é um sistema de medicina alternativa que contempla a totalidade do ser humano em danos de doenças isoladas.  Atua por meio de estímulos de energia, que se desencadeiam por meio de medicamentos homeopáticos, com a função de reequilibrar a energia vital dos pacientes.
A homeopatia propõe o estimulo do sistema imunológico e o restauro do equilíbrio energético do paciente, com base em seus sintomas e tratar qualquer tipo de doença. É indicada para problemas gastrointestinais, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios e problemas emocionais, como a depressão. Porém, pacientes que sofrem com distúrbios graves (diabetes e câncer), não devem fazer a substituição da terapia convencional pela terapia homeopática.

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia chinesa, que é baseada na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. As agulhas são aplicadas pelo acupunturista no local correspondente a situação a ser tratada.
Existem muitas comprovações da ciência de que a acupuntura funciona. Porém, no Brasil, só é permitido o seu uso como uma forma de complementar o tratamento clínico, ou seja, deve ser orientado por um médico.

A acupuntura serve para:
  •          Distúrbios hormonais;
  •          Insônia;
  •          Asma;
  •          Sinusite;
  •          Distúrbios menstruais;
  •          Doenças crônicas;
  •          Doenças de pele;
  •          Doenças ortopédicas;

A acupuntura pode ser realizada como forma complementar de tratar todas as doenças e distúrbios emocionais. Faz parte da medicina tradicional e é eficaz para todos os tipos de doença, pois traz mais equilíbrio para o individuo.
Estando doente ou não, qualquer um pode fazer acupuntura, mas desde que seja indicada por um médico. É indicada, inclusive para as crianças. Porém, nesse caso, deve ser feita com laser, para que elas não venham a se assustar com as agulhas.

Por fim, existem 3 tipos de acupuntura:

  •         Auricular: Aplicação de sementes de mostarda ou outros pequenos círculos em determinados pontos da orelha, para tratar doenças físicas ou emocionais.
  •        Estética: Embelezamento através da aplicação de agulhas em determinados lugares do corpo.
  •        Emagrecimento: Atua de duas formas: através da eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras e auxilia no equilíbrio emocional.
    Importante encontrar alguma prática com a qual você se identifique e se cuidar!
I



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Meditar Corretamente

Os Benefícios da Meditação

A Importância da Meditação