Como a gratidão pode mudar sua vida


O sentimento é motivador do comportamento moral. O objetivo deste artigo é demonstrar o quanto a gratidão é um sentimento capaz de construir seres humanos melhores, ainda mais com a dinâmica social, através das redes digitais.
A forma de agir das pessoas condiz com seus sentimentos. A raiva gera a violência (seja ela verbal ou física). O amor gera a doçura (verbal ou física). A tonalidade dos sentimentos, quanto mais claros ou escuros revela o comportamento moral, inclinado para o bem ou para o mal, de indivíduos ou do coletivo.
Em outras palavras a gratidão é um afeto moral, uma emoção positiva por um período que pode ser longo ou curto. Para aqueles que a valorizam é considerada até mesmo como uma virtude, porque se chega a uma satisfação que não seria encontrada em nada e em ninguém senão no que nutre tal satisfação virtuosa.

Gratidão em diversas situações

A gratidão é uma sensação que pode ser experimentada em diversas situações. Não é preciso conhecer alguém para se sentir grata por ela. Por exemplo, um contexto cotidiano como a prestação de serviço e um ciber-café pode resultar em um sentimento de gratidão quando o cliente é bem atendido pelo funcionário.
Um idoso, quando é ajudado por um jovem a atravessar a rua, sente um sentimento de gratidão por saber que alguém se preocupa com sua segurança. Há diversos outros casos em que a gratidão pode ser vivenciada emocionalmente, fisicamente e espiritualmente.
A gratidão não se restringe apenas às interações entre pessoas. Pode ocorrer também entre pessoas e animais de outras espécies. Um gatinho, quando socorrido do alto de uma árvore, sente gratidão por quem o salvou. O cão, ao receber atenção de seu dono, demonstra gratidão ao abanar seu rabo, com a boca aberta e a língua do lado de fora.

Como entender a gratidão

Existem dois sentimentos que possibilita que entendamos melhor a gratidão. Eles são a satisfação e o reconhecimento.  Há quem descreva a gratidão como um sentimento retributivo, isto é, quanto um indivíduo reconhece no gesto de outrem uma ação generosa que lhe mereça um retorno de mesmo nível.
O motivo para que a satisfação seja um sentimento necessário para se chegar a gratidão está justamente no valor positivo que se dá por algo ocorrido. A benevolência é o símbolo para a se chegar a satisfação. É como algo de bom que possa ser feito ao próximo, a fim de que o mesmo fosse feito para si mesmo.
Outro aspecto a ser mencionado para sentir gratidão é a generosidade, constituída de três elementos fundamentais:

·         Altruísmo;
·         Sacrifício;
·         Satisfação singular.

La Taille, que tanto estudou a gratidão, observa o altruísmo como uma ação generosa, cujo beneficiário da ação é quem recebe e não quem dá. Por outro lado, superficialmente, há um sacrifício por parte do benfeitor.
Além disso, segundo as palavras de Taille “dá-se a outrem, não o que lhe cabe de direito, mas sim o que corresponde a uma necessidade singular”.

Experimente escrever todos os dias pelo menos um motivo pelo qual ser grata. Você vai ver que você tem muito mais motivos para agradecer do que para reclamar!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Amar e Meditar?

Autocompaixão