Como Conquistar a Paz Interior



Foi incluída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu instrumento que mede a qualidade de vida das pessoas um domínio caracterizado como “religiosidade, espiritualidade e crenças pessoais”.
O órgão assim entende que pessoas que sofram de males mentais estão mais propensas se curar através de suas crenças, demonstrando que a paz interior é possível de ser alcançada através da religião, espiritualidade e da fé.
A paz interior está muito ligada à qualidade de vida. É através das crenças particulares que se trabalha a mente, o corpo e o espírito, de modo que haja equilíbrio emocional, físico e espiritual. Todos esses elementos devem andar de mãos dadas para que a paz interior possa ser desfrutada ao longo da vida.
É importante acentuar cada um dos fatores acima, pois o rompimento em qualquer um deles ocorre principalmente pelas dificuldades da vida, interrompendo na paz interior de muitas pessoas pelo mundo.

Como a religião e as crenças ajudam a obter a paz interior?

É importante frisar que a religião, independente de qual seja, e as crenças pessoais e espirituais se tornam fonte de conforto para muitos indivíduos.
Alguns usufruem até mesmo de um bem-estar jamais possível através de medicamentos, cuja finalidade é tratar a doença, seja ela qual for, mas sem garantir nenhuma paz interior ao paciente.
A paz interior está diretamente ligada à espiritualidade porque está se trata de uma parte imaterial do ser humano, a sua condição intelectual e moral na qual se constitui a sua existência o seu pertencimento ao real.
Quando abalado, se por motivos internos ou externos, sua paz interior de desfaz, resultado com problemas que podem ser temporários ou permanente, dependendo de como se encara tal situação.

A paz interior através da espiritualidade

É na espiritualidade, por exemplo, que estão concentradas questões como o significado da vida que influencia diretamente na paz interior de cada um.
Pessoas que encontram um significado para suas vidas estão mais predispostas a conquistarem sua paz interior, visto que o valor de suas conquistar faz algum sentido de espírito, os sacrifícios realizados pelo resultado alcançado valem o esforço.

A religiosidade para a construção da paz interior

Crer que exista algo sobrenatural é o que constitui a religiosidade. Esta crença é outro elemento que promove a paz interior. As questões não se limitam apenas ao corpo, ao que é físico. Há um direcionamento conceitual que vai além da morte.
Por isso, a religiosidade é a extensão na qual a pessoa crê, segue e realiza ações com base em religiões, de modo a alimentar a paz interior, que deve ser constantemente trabalhada, visto que a sua permanência se deve a cada um.

Crenças pessoais, como identidade individual

O estilo de vida e o comportamento de cada um se define através de suas crenças pessoais. A constituição das crenças pessoais é um fenômeno gradativo, em que apenas as experiências individuais promovem o arcabouço necessário para que cada um acredite no que julga fazer sentido para si. Sendo assim, a paz interior é possível através destes três elementos:
• Crença pessoal;
• Espiritualidade;
• Religiosidade.

Medite! Faça uma oração! Fique em silêncio! Este é um bom caminho para se iniciar a conquista da paz interior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Amar e Meditar?

Autocompaixão

Como a gratidão pode mudar sua vida